Pneumáticas


Outro modelo de ferramentas muito utilizada por empresas ou profissionais são as ferramentas pneumáticas.

         Funcionam através de fluxo de ar em alta pressão, geradas por um compressor de ar, que passa internamente pelas máquinas e as fazem funcionar. O inconveniente destas máquinas é o fato de ter a mangueira de ar que deve ser longa e muitas vezes pelo comprimento pode atrapalhar, além de seu raio de ação ser limitado. 

        Mas também tem muitas vantagens: são mais leves, mais silenciosas, não correm risco de queima ou choques e com um menor custo de manutenção em relação as elétricas.

       São mais utilizadas em locais onde o trabalho é local, sem necessidade de locomoção como oficinas mecânicas, borracharias, empresas com linhas de montagem e consultórios odontológicos.

        Para seu bom funcionamento deverão ser instaladas por profissionais. Requer compressores com capacidade adequada ao trabalho, filtros de ar, eliminadores de água, mangueiras compatíveis, encaixes, adaptadores, engates e redutores. O investimento inicial se torna alto, mas depois de toda linha de ar instalada, o custo benefício torna-se atraente.

OBS. Linha de ar para utilização odontológica requer cuidados especiais com a higiene. Existem no mercado compressores específicos, com acabamento interno anti ferrugem, e mangueiras diferenciadas para esta aplicação. Todo cuidado para, literalmente, não jogar ferrugem na boca do paciente.

       Assim com as elétricas ou à bateria, ferramentas pneumáticas possuem uma infinidade de modelos e marcas no mercado. A escolha se dará pelo custo, aplicação ou necessidades específicas. Observe, antes de mais nada, se a ferramenta que vai comprar tem garantia e assistência técnica próximas.

A seguir modelos para seu conhecimento:

OBS: Algumas das imagens abaixo estão com os acessórios a serem utilizados nas máquinas, o que não significa que acompanham as ferramentas ao serem compradas. Servem apenas como indicativo de uso.

FURADEIRAS: Podem ter mandril de 1/4" 3/8"ou 1/2" (capacidade máxima de diâmetro de brocas). Também podem ser reversíveis e com velocidade variável podendo serem usadas como parafusadeiras. Algumas possuem controle de torque para serviços onde o nível de aperto é importante. Até existem outras medidas, mas estas são as de maior uso.

                            


                                   



LIXADEIRAS: Pra lixamento de metais, madeiras, granitos ou outros materiais. Com bases redondas ou quadradas. Observando a grana da lixa para acabamentos mais rústicos ou mais finos.



ESMERILHADEIRA: Trabalhos de desbaste e limpeza de rebarbas e soldas em chapas metálicas.
 
RETÍFICADEIRAS: para trabalhos com ponta montada em locais de difícil acesso. Onde se requer um pouco mais de cuidado ao fazer o lixamento ou desbaste.



SERRAS PARA METAIS: Em sua maioria, as serra pneumáticas são para corte de chapas e placas metálicas. Mas também servem, trocando-se a lâmina para corte de outros materiais.


CHAVES DE IMPACTO: Para trabalho onde é necessário maior torque (força) para apertar ou extrair parafusos. Utilizadas em trabalhos contínuos que necessitam aperto com a mesma força.



MARTELETE: Para furação ou demolição de alvenarias.


POLITRIZ: para lixamento e polimento de chapas e placas metálicas.



COMPRESSORES: São reservatórios de ar comprimido que através de pistões geram a pressão necessária para o bom funcionamento das ferramentas pneumáticas. Podem ser de vários tamanhos com capacidades diferenciadas para cada aplicação.



COMPRESSORES ODONTOLÓGICOS: Tem a mesma função dos modelos acima, porém internamente possuem proteção para evitar oxidação (ferrugem) evitando assim a contaminação durante os procedimentos odontológicos.
Obs: Mesmo com as proteções internas, requerem filtros de ar para purificar e secar o ar durante o trabalho.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário