Baterias

FERRAMENTAS A BATERIA

 

Mobilidade, liberdade de ação e praticidade na execução de tarefas são sinônimos de ferramentas a bateria. Trazem a mobilidade necessária para qualquer trabalho e em qualquer lugar. Novidades no mercado, desde os primeiros lançamentos conquistaram muitos usuários pela ergonomia, velocidade e longa duração da bateria sem ter a necessidade de grandes extensões de fios. Já foi o tempo que estas máquinas não tinham carga suficiente ou eram muito pesadas.

Baterias são acumuladores de energia. Desde simples parafusadeiras com 4V(volts - unidade de medida de carga), 12V, 18V, 20V , 36V, 60V ou até mais de acordo com o uso da ferramenta. Compostas internamente por células (pilhas), cada uma com capacidade mínima de 1,2V, ou seja, uma bateria de 12V terá 12 células internas de armazenamento de energia.



  Cada vez mais encontraremos no mercado ferramentas e equipamentos movidos a bateria de longa duração com capacidade e potência capazes de realizar longos trabalhos facilitando e agilizando a execução em locais onde não haja pontos de eletricidade ou ficam distantes. Com o aumento de vendas, a tendência é que seus preços se tornem cada vez mais populares.

Há uma verdadeira revolução tecnológica nestes produtos como redução de peso, aumento de sua vida útil, aumento de sua capacidade de carga e maior durabilidade.

Com modelos que acompanham uma ou duas baterias, a escolha é do usuário de acordo com a necessidade.

Vida útil: está diretamente ligada ao tipo de trabalho, tempo de uso, como são recarregadas e conservação. 


                                                                                           

Fabricantes produzem vários modelos de ferramentas que utilizam o mesmo modelo de bateria e da mesma forma produzem um modelo de máquina que poderá usar vários tamanhos de bateria com capacidades de energia diferentes para cada tipo de aplicação. Isto significa economia.




 BATERIA NiCd: São mais antigas, produzidas  NiCd (Níquel–Cádmio), com baixo custo, porém pesadas. Equipavam os antigos aparelhos de celulares e as primeiras ferramentas. Ainda existem hoje devido o custo menor.

Elas possuíam menor capacidade de carga, se comparada as atuais, e sofriam  do famoso “efeito memória”, um problema que acontece em baterias deste tipo que não são carregadas totalmente,  diminuindo cada vez mais o ciclo de recargas.

Outro fator negativo deste tipo de bateria está relacionado ao grau de toxicidade de seus componentes. Quando inutilizadas, necessitam de locais apropriados para descarte.

 BATERIAS NiMh: As baterias de níquel-hidreto metálico (NiMh) tem a vantagem de serem menos vulneráveis ao “efeito memória” e  armazenam 30% a mais energia comparadas com as baterias de níquel cadmio.  A desvantagem é o custo mais elevado.  O benefício é que elas não trazem metais tóxicos, por isso também são menos poluentes. Elas podem atingir aproximadamente até 400 recargas.

 BATERIAS LI-ION: Utilizadas largamente nos dias de hoje na maioria das baterias de ferramentas, notebooks e celulares, são mais modernas que os outros tipos acima (NiCd e NiMh). Produzidas com lithium  (ions de lithium), 40% mais leves e 40% mais armazenagem sem “efeito memória”, podendo ser recarregadas a qualquer momento. Sua taxa de descarregamento é extremamente lenta, o que faz ter durabilidade maior. O mais importante é que quando descartadas não agridem a natureza. Mesmo assim seu descarte deve ser feito em postos de recolhimento.

BATERIAS DE POLÍMEROS DE LÍTIO: As baterias de polímeros de lítio são mais leves, mais seguras e não requerem as embalagens de metal como nas baterias de Li-ion.   Estas utilizam um polímero seco que permite serem manufaturadas em uma variedade maior de  formas e tamanhos.  Mais leves e mais seguras até porque não são inflamáveis. As desvantagens é que são mais muito caras, não seguram tanto a carga e possuem menos ciclos de recargas em comparação as baterias de Li-ion.

BATERIAS e CARREGADORES INTELIGENTES: São baterias que incorporam circuitos inteligentes, que se comunicam com o carregador (também chamados inteligentes) garantindo descargas -recargas mais eficientes. Ao inserir a bateria no carregador, antes mesmo do carregamento ser iniciado, o sistema inteligente fará a total descarrega da bateria, para então iniciar o carregamento o que resultará aumento de sua vida útil.

BATERIAS DE CHUMBO: Este tipo de bateria usada principalmente em carros, caminhões e ônibus são mais conhecidas e muito usadas pelo seu baixo preço no mercado.  Porém, tem densidade de energia baixa e se descarregam com facilidade se ficarem em estado inativo.  São geralmente pesadas e inadequadas a equipamentos leves.

Dica: Qualquer sinal de superaquecimento indicam algum problema. Consulte um técnico ou fabricante caso isso ocorra.


           DESCARTE DE BATERIAS:

          Não jogue sua bateria inutilizada no lixo, nem tente abri-las. Consulte o fabricante e leve sua bateria inutilizada a um local adequado para que sejam recicladas ou desmontadas,  evitando qualquer prejuízo a saúde e ao meio ambiente. Alguns cuidados devem ser tomados com as baterias:

  • §  Não jogue no lixo doméstico
  • §  Não violar a bateria
  • §  Não expor ao calor
  • §  Não jogar na água.

        Abaixo ferramentas a bateria de maior uso


FURADEIRAS




PARAFUSADEIRAS


                 
               

MARTELETES


CHAVES DE IMPACTO

                  


SERRAS TICO-TICO

SERRAS CIRCULAR


LAVADORA DE ALTA PRESSÃO HYDRO SHOT


MULTI FERRAMENTA

SERRA SABRE


PLAINAS

ESMERILHADEIRAS




LIXADEIRAS
            

RETÍFICA


KIT'S A BATERIA












                BATERIAS AUTOMOTIVAS




































2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog, bastante informativo e completo. Será muito útil na capacitação de membros na equipe de competição universitária em que construímos embarcações movidas a energia solar, e todos esses equipamentos são comumente utilizados.

    ResponderExcluir
  2. "cada uma com capacidade mínima de 1,2V, ou seja, uma bateria de 12V terá 12 células internas de armazenamento de energia." Essa afirmação pode ser verdadeira ou falsa, existem dierentes tipos de células, e 12 x 1,2V não é 12V.

    ResponderExcluir