Medição e Controle

     Na natureza, tudo pode ser medido, controlado ou verificado, desde a utilização de uma simples régua escolar até um sofisticado projetor de perfis. Existem instrumentos desenvolvidos para todo tipo de controle, medição e calibração e sempre haverá um equipamento ou instrumento capaz de medir alguma necessidade. 

Há um universo de grandezas para dimensionamento e controle, cada uma com suas unidades de medida respectiva. A seguir as mais conhecidas: 


  • Aceleração
  • Ângulo
  • Área
  • Comprimento
  • Consumo 
  • Densidade
  • Distância
  • Energia
  • Força
  • Folga
  • Massa e Peso
  • Potência
  • Pressão
  • Temperatura
  • Tempo
  • Torque
  • Vazão
  • Velocidade
  • Volume

 Abaixo um pouco sobre metrologia que é o setor responsável pelos instrumentos de medição e suas calibrações. Tem como função medir, inspecionar produtos e processos. Na utilização profissional destes equipamentos, devem ser periodicamente calibrados e ajustados garantindo assim a confiabilidade dos resultados.

BALANÇA ELETRÔNICA: Muito comum em supermercados ou onde necessita medidas precisas. 


PAQUÍMETRO: É um instrumento usado para medidas internas, externas e  profundidade de uma peça. Consiste em uma régua metálica (geralmente inoxidável) graduada, com um encosto fixo e outro móvel. Pode ser analógico, com a medição direta na régua ou digital muito mais preciso quando se trata de medições mínimas.



  MICRÔMETRO: Para medições em objetos muito pequenos onde é necessário muita precisão, usamos o micrômetro com graduações de décimos ou centésimos de milímetro. Assim como no paquímetro, as medidas podem ser determinadas de forma analógica (visual) ou digital (maior precisão). 
                                    

VELOCÍMETRONada mais comum e conhecido do que o velocímetro de um automóvel. Ferramenta para medir a velocidade em que anda.


CÁLIBRES DE FOLGAMuito utilizados em mecânica automotiva para regular folgas ou espaços entre válvulas e velas de ignição. Formado por uma série de lâminas muito finas para maior precisão e controle.Também utilizado como verificador de medidas de roscas em parafusos ou afins.  




RELÓGIO APALPADOR/COMPARADOR: são instrumentos de medição utilizados na indústria para diversos fins, tais como verificar excentricidade de peças, alinhamento e centralização de peças nas máquinas, paralelismo entre faces, medições internas e medições de detalhes em locais com difícil acesso.
Consiste basicamente num mecanismo que transforma o deslocamento radial de uma ponta de contato em movimento axial transmitindo a um relógio comparador, no qual em um relógio analógico ou digital obtêm-se a leitura da dimensão. Para superfícies planas, o relógio será fixado em uma base magnétic
a. 



MULTÍMETRO:  Destinado a medir e avaliar grandezas elétricas tais como voltagem (127V/220V), watts (ex: 1000 watts), corrente elétrica, etc. Utilizado por profissionais nas instalações e  montagens elétricas. Pode ter mostrador analógico (de ponteiro) ou digital com leituras mais precisas e rápidas.



RÉGUAS: Utilizadas na medida de comprimentos. As mesmas diferem das réguas comuns, pois tem de estar calibradas. Desde o período escolar, são os instrumentos de medição  mais conhecidos. Obviamente as escalas de inox, usadas na indústria possuem maior precisão e calibração.


ESQUADROS: Na aferição e controle de ângulos em peças prontas ou a serem cortadas usamos esquadros já com ângulos pré definidos para melhor acabamento. Podem ser simples ou combinados para aferições diversas com um mesmo instrumento.






TRANSFERIDOR: Como o próprio nome diz, serve para transferir medidas angulares de uma peça para outra durante a produção ou conferir e controlar semelhanças entre peças durante processos.


DURÔMETRO: Usado para medir a dureza superficial de materiais, muito utilizado na indústria metalúrgica, forjarias e centros de usinagem. Também é possível medir dureza/resistência em borrachas e concreto.

TERMOPAR: equipamento utilizado em fornos para transmissão e controle de temperaturas durante tratamento térmico de peças. Através de fios de platina são enviados sinais a painéis indicadores.


MANÔMETROS:  Instrumentos para medição e controle de pressão de gases e líquidos. Podem ter medição analógica ou digital.

MEDIDORES DE PRESSÃO:  Instrumentos para medição e controle de pressão:

ARTERIAL:

CALIBRAGEM:

TERMÔMETROS:  Instrumentos para medição e controle de temperaturas. Podem ter medição analógica ou digital. Aplicação em diversos setores da sociedade.




NÍVEL: Utilizado na nivelação de equipamentos, na instalação de portas e janelas, enfim onde for preciso controle de nivelamento, os níveis serão utilizados.

NÍVEL A LASER : Utilizado na construção civil para nivelar paredes, colunas, portas, janelas, fazer alinhamentos em geral, aplicação em drywall.

.TORQUÍMETRO: Ferramenta especialmente desenvolvida para uso mecânico para calibrar o aperto de parafusos. Há equipamentos onde o aperto deve ter a mesma força aplicada nos parafusos e para medir esta força, usamos o torquímetro, como exemplo motores de automóveis. Existem torquímetros de estalo, analógicos, de vareta e digitais, este último com maior precisão.




TRENA: Para medições em geral, acesse a página MANUAIS deste blog.

TRENA A LASER: Para medições em geral, com alcances que variam de 10m a 100m, oferecem funções de: área, volume, medição contínua. Ideal para qualquer profissional que necessitem tirar medidas de forma rápida e precisa.











15 comentários:

  1. Muito bom todo o seu material, vou usar como referência para minhas aulas. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Matamos nossas curiosidades e queremos tudo que esta nesse site.

    ResponderExcluir