Acessórios

Multiplicadores de funções

Existe um universo de modelos de acessórios capazes de transformar uma ferramenta elétrica em uma ferramenta multi uso. Empresas se especializam na pesquisa e desenvolvimento destes materiais com  o propósito de multiplicar suas funções melhorando desempenho com qualidade e rapidez.  
Abaixo os acessórios mais conhecidos e utilizados nas tarefas diárias.

Acessórios para micro retífica: Para pequenos reparos e acabamentos , como lixar, desbastar, polir, cortar, entre outras funções, encontramos grupos de micro acessórios para serem utilizadas com uma micro retífica.

BONE DE PELE: Acessório para polimento de metais. Usado como acessório em politriz.

              

BROCAS:  Ferramentas cortantes que visam  fazer furos na medida que se precisa.  Para cada tipo de material existe uma broca mais adequada. Existem brocas para furar todo e qualquer tipo de material. As mais comuns são para metais, madeiras, alvenaria e concreto. A ponta da broca afiada é a parte mais importante. O corpo helicoidal tem por finalidade jogar para fora os elementos cortados. São vendidas individualmente ou em jogos.

Pontas de brocas e suas aplicações


Brocas para metais: feitas em HSS (aço rápido): aço especial com afiação e tratamento térmico específico para furar metais ferrosos (aços em geral) e não ferrosos (alumínio, cobre, latão e outras ligas).  São produzidas em milímetros e polegadas. Alguns modelos possuem a ponta dourada: trata-se de uma cobertura de nitreto de titânio (TiN)  que aumenta a dureza e prolonga a vida útil da broca. Para usos em materiais muito duros ou difíceis de perfurar, recomenda-se o uso de óleos especiais para lubrificação que evitam o aquecimento e perda do corte das brocas e agilizam o corte proporcionando vida útil maior.




Brocas para madeira: são feitas, em sua maioria, de aço carbono com afiação especial e três arestas de corte e ponta centralizadora (para não "correr" em cima da superfície) para cortar melhor as fibras da madeira com melhor acabamento. Brocas de aço carbono, com tratamento térmico específico, perfuram melhor madeiras secas ou úmidas. 
Algumas possuem uma espécie de rosca na ponta para agilizar o trabalho e penetrar melhor na madeira.

Nesta categoria temos as brocas chatas: especiais para colocação de fechaduras e visores (olho mágico) em portas de madeira e furos maiores em madeira


Brocas para concreto e alvenaria: possuem em sua extremidade, uma pastilha de metal duro para facilitar a furação da alvenaria ou concreto. Para utilização deste tipo de brocas, a furadeira deverá estar na posição impacto (figura de um martelinho). São encontradas no mercado várias medidas.


Brocas SDS (speed drill sistem): São brocas profissionais para grandes quantidades de perfurações em concreto com encaixe de troca rápida. Com maior resistência ao impacto, diferenciam-se pelo tipo de encaixe: SDS_PLUS, utilizadas em marteletes e SDS_MAX, utilizadas em martelos e rompedores. Os encaixes  de ambos os modelos são universais, podendo ser utilizadas em ferramentas de qualquer marca. 
                              




Com este tipo de encaixe, temos ponteiros e talhadeiras para recortes e demolições.

 Brocas Escalonadas: Ferramenta muito interessante quando se quer aumentar gradualmente o diâmetro de um furo até o necessário. Em formato de uma pirâmide,  possui várias arestas de corte, em milímetros ou polegadas. Sua aplicação principal é para furar chapas metálicas para passagem de dutos ou parafusos. Podem ser utilizadas em madeiras ou acrílicos. Neste último o processo deve ser lento para que o calor não danifique a peça.



Brocas para vidro: São brocas especiais, com desenho diferente para perfuração em vidros. Durante seu uso requer muita atenção e cuidados para evitar acidentes. Importante mantê-la perpendicular a superfície. Também utilizadas para perfuração de porcelanatos.

                

BUCHAS DE FIXAÇÃO: Para fixar ou prender algo em uma parede, o ideal é que utilizemos buchas de fixação. Para cada tipo de parede, alvenaria, drywall, concreto, blocos, madeira, enfim, qualquer que seja, sempre haverá um modelo específico de bucha a colocar. Apesar de parecerem frágeis, são muito resistentes e suportam bem materiais pesados sem danificar a parede.

DISCOS DE CORTE: Usados em esmerilhadeiras para cortes de metais. Medidas maiores são usadas em máquinas tipo polycorte. Quanto mais fino, mais rápido será o corte e melhor será o acabamento da peça cortada, porém com maior desgaste do disco. São produzidos para trabalharem em alta rotação e por segurança recomenda-se o uso de equipamentos de proteção e muita atenção durante o corte.

Não usar, em hipótese alguma, as laterais do disco de corte para afiar utensílios ou dar acabamento nas peças cortadas. Desta forma estarão danificando o disco podendo, em alta rotação estilhaçar pedaços. Sua única função está nas arestas cortantes.


Posição de uso para os discos de corte:

DISCOS DE DESBASTE: Usados para desbaste e acabamento de peças soldadas ou eliminação de rugosidades, ferrugens encrustadas e difíceis de saírem com lixas. As principais medidas de mercado são: 110mm, 180mm e 230mm de diâmetro. Lembrando que na utilização da máquina com estes acessórios sempre usar equipamentos de proteção como óculos e luvas. Para melhor aproveitamento do disco, o ângulo de trabalho deve estar entre 30º e 45º da superfície trabalhada. Ao comprar este tipo de abrasivo guarde-os em local seco. A resina de fixação dos grãos abrasivos tem prazo de validade. Por esta razão compre somente a quantidade necessária.

Posição de uso para os discos de desbaste:

DISCOS DIAMANTADOS: Para cortes de pisos e cerâmicas em geral. Também utilizados no corte de asfalto e materiais afins. No mercado existe uma infinidade de fabricantes com qualidade e desempenhos bem variados. São discos metálicos com bordas cortantes impregnadas com diamante industrial. A densidade deste material impregnado na superfície cortante é que fará com que o disco tenha poder de corte maior ou menor como também maior durabilidade. Basicamente são três os modelos: liso, segmentado e turbo.

Liso: para corte de pisos onde o acabamento lateral é muito importante.

Segmentado: Para cortes lineares muito longos onde o acabamento lateral pode ser mais simples.

Turbo: Para cortes de grandes quantidades de pisos onde necessitam velocidade de trabalho sem, contudo, perder a qualidade no acabamento.


EIXO FLEXÍVEL PARA FURADEIRAS E PARAFUSADEIRAS: Para furar ou parafusar em locais de difícil acesso ou não se consegue usar a ferramenta diretamente ou há necessidade de mãos livres, existem os eixos flexíveis. Muito úteis para locais de difícil acesso.



ESCOVAS DE AÇO: Para limpar, escovar, tirar ferrugem superficial, desencrustar superfícies, as escovas com cerdas metálicas podem ser usadas manualmente,  com furadeiras, esmerilhadeiras ou moto esmeril. Para cada modelo de máquina existe o modelo com fixação e formato mais adequado. Podem ser com fios de aço ou fios de latão para acabamentos em peças mais sensíveis.



FLAP DISC: Consiste em uma base plástica ou de fibra de vidro com várias lixas sobrepostas e servem para trabalhos de lixamento ou desbaste em superfícies metálicas, madeiras ou plásticos. As medidas mais comuns são 110mm e 180mm de diâmetro. São mais seguros de trabalhar que os discos de desbaste. São produzidos em vários tamanhos de grãos abrasivos para vários tipos de acabamentos.

FRESAS PARA TUPIA: Ferramentas produzidas em vários modelos e perfis para acabamento lateral ou interno em objetos como molduras, batentes, portas, janelas, móveis, etc. Também servem para fazer encaixes tipo rabo de andorinha para gavetas e armários. Seu maior uso é em madeiras, mas também podem ser usadas em plásticos e acrílicos. O eixo de fixação pode ser de ¼”, 6 mm8 mm e 12mm dependendo da máquina utilizada.


LÂMINAS DE ESTILETE: Acessório encontrado em tubetes com 10 Lâminas para serem usadas nos estiletes. Existem lâminas de 9mm,18mm e 25mm de largura. Há modelos para diversas aplicações de corte e raspagem de bordas e acabamentos.

LÂMINAS DE SERRA CIRCULAR: Encontramos no mercado lâminas com dentes de vídea soldadas ou simplesmente temperadas (sem dentes de vídea). Com dentes de vídea tem ação de corte melhor além de serem mais rápidas. 

O número de dentes influencia diretamente no acabamento do corte. Quanto maior quantidade de dentes melhor o acabamento na madeira. As medidas mais usadas são 115mm, 180mm e 230 mm de diâmetro. Lâminas com diâmetros maiores são para máquinas estacionárias em uso profissional.


LÂMINAS DE SERRA SABRE: Com dentes travados imitam a ação do serrote manual, porém com maior rapidez. Existem lâminas com comprimentos e dentes diferentes para cortes de metais, madeiras ou outros produtos.

LÂMINAS DE TICO-TICO: Para cada tipo de material a ser cortado há um modelo de lâmina adequado. Modelos de máquinas tico-tico de fabricantes diferentes possuem o encaixe das lâminas diferentes. Na hora da compra observar este detalhe.

LIMAS ROTATIVAS: Produzidas em metal duro com adição de vários elementos de alta dureza, estas ferramentas são utilizadas para remoção de cavacos, limpeza de superfícies, abertura de canais para deposição de solda e acabamentos em geral. Para melhor desempenho devem ser usadas em retíficas com mais de 10.000rpm. Há modelos para aços em geral, inoxidáveis, não ferrosos, fibras de vidro e usinagens em geral. Parecidas com as pontas montadas, porém com rendimento e durabilidade superior, na proporção de 50:1.

LIXAS: Para cada tipo de acabamento escolha lixas com os grãos abrasivos mais adequados: numeração maior (ex:600, 420,..) indicam grãos menores e servem para acabamentos mais finos e numeração menor (32,40,..) indicam grãos maiores mais apropriadas para acabamentos mais rústicos ou eliminação de pinturas velhas, mofos ou imperfeições na superfície trabalhada.

Existem lixas para madeira, fibras e acrílicos produzidas com de base de papel (costado), lixas para acabamento em metais construídas a partir de base de tecidos (costado) que podem ser molhadas e com base de fibra de vidro (costado) para serem usadas sob altas temperaturas ou em circunstâncias mais rústicas. As lixas podem ser compradas já cortadas em folhas formato A4, circulares (para cada modelo de máquina há um diâmetro específico) ou em rolos para serem recortadas no tamanho e formato que se precisa ou já encontradas no formato. No mercado existe o acessório de fixação tipo velcro para lixas com este mesmo costado. Muito útil para troca rápida da lixa gasta.




MANDRIL: Acessório para fixação da broca nas furadeiras. Furadeiras de uso residencial, dificilmente se troca o mandril. Em furadeiras de uso profissional costuma-se trocar mais devido ao uso constante Existem mandris de aperto com chaves ou de aperto rápido sem necessidade de chaves.


PONTAS PARA PARAFUSADEIRAS:   Também chamados de BITS, estas pontas auxiliam no aperto ou desaperto de parafusos de maneira rápida e segura. Utilizados em chaves manuais, furadeiras com velocidade variável e reversão, parafusadeiras ou chaves de impacto e agilizam o trabalho sem o cansaço natural da operação. Podem ser fixadas em um mandril ou encaixes na medida do bit. A medida mais comum é 1/4". Podem ser adquiridos individualmente ou em jogos de acordo com a necessidade.

PONTA MONTADA: São pontas abrasivas montadas em hastes metálicas com vários formatos para dar acabamento em peças metálicas. Para micro-retíficas encontramos uma infinidade de acessórios tais como: lixas, lâminas de corte, fresas, rebolos, etc, para trabalhos de acabamento em peças pequenas ou muito delicadas.

PRATO DE BORRACHA: Serve como suporte para uso de lixas. Também há modelos com espuma, com velcro, com maior maciez, em lixamentos ou polimentos.


REBITE: Peça de alumínio que colocada com rebitador serve para unir partes metálicas, lonas e couro. Muito utilizado em colocação de box em banheiros.

REBOLORebolos são ferramentas constituídas de grãos abrasivos ligados por um aglutinante (liga). São utilizados em operações de desbaste, corte, retificação, afiação, polimento, entre outrasPara serem usados em moto-esmeril ou esmeril reto.

SERRAS COPO: Serras em formato de copo. Fixadas através de suporte em um furadeira e utilizadas quando há a necessidade de furos circulares em metais, madeira, gesso ou outro tipo de material. Existem serras específicas para metais, para madeira e para alvenaria:




Soquete Universal: soquete desenvolvido há pouco tempo. Muito útil para prender ou soltar porcas e parafusos com cabeças diferentes com uma mesma ferramenta. Internamente possui pequenos cilindros metálicos com uma mola na parte interna que o faz se moldar ao formato daquilo que se quer prender ou soltar. Pode ser usado com chave manual ou parafusadeira.