Elétricas


Ferramentas elétricas foram desenvolvidas para facilitar a execução de um trabalho. Sabendo usar o equipamento e seus recursos da maneira correta,  farão de seu trabalho um ato seguro e prazeroso além de rápida execução. Ferramentas de boa qualidade são, geralmente a melhor escolha, mais seguras e mais fáceis de usar, mas antes de comprá-las, importante observar a voltagem (127V ou 220V) disponível em sua cidade, o tipo de serviço onde será usada, a capacidade do equipamento para não danificá-lo ou se machucar, a garantia e assistência técnica.

Para cada tipo de serviço, existe um modelo de máquina e para cada máquina existem uma infinidade de acessórios que permitem multiplicar a utilização das mesmas em diversas funções. Ao adquirir sua ferramenta elétrica invista na compra de seus acessórios e dispositivos. 
Os principais modelos de máquinas são:
  
  • Cortadora de Parede   
  • Esmerilhadeiras   
  • Furadeira
  • Furadeira Angular          
  • Furadeira de Bancada
  • Kits Multiuso 
  • Lixadeiras
  • Micro-Retífica
  • Martelete
  • Misturador de Argamassa
  • Moto Esmeril  
  • Multiferramenta oscilante   
  • Parafusadeira
  • Pistola de Cola
  • Plaina
  • Politriz
  • Retífica  
  • Serra Circular
  • Serra de Esquadrias
  • Serra Mármore
  • Serra Sabre
  • Serra Tico-Tico   
  • Soprador
  • Soprador Térmico   
  • Tupia                     
Para locais sem energia elétrica, trabalhos ao ar livre ou em locais de difícil acesso, existem a ferramentas à bateria que vem aumentando cada vez sua participação no mercado.
Ferramentas elétricas, deixaram de ser apenas de uso profissional. A facilidade de uso e praticidade na execução de serviços, tornou sua presença indispensável em qualquer caixa de ferramentas, residencial ou profissional. Qualquer pessoa pode usá-las, porém, devemos saber como funcionam e seus recursos para não se machucar durante o uso.
IMPORTANTE: Na colocação ou troca dos acessórios, tais como lâminas de serra, discos abrasivos, discos de corte ou brocas, a ferramenta elétrica deverá estar DESLIGADA DA TOMADA para evitar acidentes.
Abaixo damos algumas orientações simples sobre como escolher e usar os principais modelos de máquinas:
ESMERILHADEIRA: Ferramenta de uso profissional, mas que, em suas medidas menores pode ser usada de maneira residencial. É apropriada para desbastar soldas e partes enferrujadas ou no corte de metais. As medidas se baseiam nos tamanhos dos discos de corte ou desbaste que utilizam. As principais medidas de mercado são: 41/2”, 7” e 9”. Os discos de corte e discos de desbaste são produzidos por diversos fabricantes e devem obedecer às normas de produção que visam dar segurança para o usuário no momento do uso. 

Importante: Durante o uso deste equipamento, JAMAIS retirar a guarda de proteção.
Uma esmerilhadeira gira a 80m/s, equivalente a velocidade de uma bala de revolver. Se trabalhar sem a guarda de proteção e o disco abrasivo vier a quebrar pode ser fatal caso os estilhaços atinjam o corpo do operador.

LIXADEIRAS: São divididas em máquinas para madeira e máquinas para metais. (Logo abaixo novidade: lixadeira para paredes e tetos).
Máquinas para lixar madeira, fibras e acrílicos: São encontradas no mercado modelos orbitais, oscilantes, roto orbitais ou de cinta de lixas e em sua maioria, possuem uma base de borracha onde será fixada a lixa. Esta base poderá ser quadrada, retangular, redonda ou triangular, dependendo da aplicação e modelo da máquina. Alguns modelos também podem usados no acabamento de superfícies metálicas.
Máquinas para lixar metais: semelhantes às esmerilhadeiras, se diferenciam pela rotação menor para evitar a queima da superfície lixada. Usadas para lixar portões, chapas, soldas, estruturas metálicas em geral. São giratórias. As medidas das máquinas são baseadas no diâmetro das lixas a serem usadas. As principais medidas são: 4 ½”, 7”e 9” . O tipo de acabamento também obedece à regra de tamanho de grãos.
Para cada tipo de acabamento escolha a lixa mais adequada. (ver em acessórios).
LIXADEIRA DE PAREDES: Para lixamento de drywall, paredes e tetos, já existe no mercado esta lixadeira que facilita muito o trabalho, diminuindo a necessidade de escadas ou andaimes para lixamento em locais altos.  Facilidade e agilidade para trabalhos em grandes áreas. Com recurso de iluminação da área a ser lixada e aspiração de pó conectando-a a um aspirador diminuindo o tempo de trabalho e excesso de pó.


  POLITRIZ: Para trabalhos de polimento de grandes áreas metálicas, automóveis, ou outras superfícies metálicas em geral, usamos a politriz. Parecidas com uma lixadeira ou esmerilhadeira, se diferenciam pela velocidade menor de rotação e força na aplicação.
FURADEIRA: Devido à variedade de acessórios disponíveis no mercado, modelos com recursos variados, em kits ou individuais, são as mais procuradas e usadas pela população. Assim as escolhemos:

- Pela capacidade do mandril (onde fixamos as brocas): podendo ser: furadeiras de 3/8” (para brocas até 3/8” de polegada ou 10mm de diâmetro), furadeiras de ½” (para brocas até ½” polegada ou 12 mm de diâmetro). Obs: Medidas maiores são destinadas para uso industrial (5/8” , ¾”)

- Pela potência (watts): dependendo do uso a que se destina: residencial(de 400 a 600 watts) ou profissional (acima de 500 watts).


-   Em uma mesma máquina, podemos encontrar mais que uma função:


* furadeira com impacto: para furar paredes, concreto e alvenaria. Para esta aplicação devemos acionar o botão para a função com desenho de um martelo. Nesta posição usamos brocas para concreto com ponta de metal duro.
* furadeira sem impacto: para furações em madeira, metais e plásticos em geral. Para esta aplicação acionar o botão para função com desenho de uma broca. Nesta função usamos brocas sem ponta de metal duro em sua extremidade de corte.

* parafusadeira VVR(velocidade variável e reversível): são furadeiras com controle de velocidade no gatilho. Este controle permite aumentar ou diminuir a velocidade para usá-la como parafusadeira. Reversível para poder aparafusar ou desaparafusar parafusos em geral.

FURADEIRA ANGULAR: Furadeira para trabalhos em locais de difícil acesso. Onde não é possível ir com a furadeira normal.

FURADEIRA DE BANCADA: Furadeira vertical para ficar fixa em uma bancada ideal para trabalhos contínuos de furação em metais, plásticos e madeiras.
                           
MARTELETE ELETROPNEUMÁTICO: Ferramenta muito parecida com furadeiras, porém com poder de perfuração muito maior. Ideal para profissionais que precisam fazer muitos furos em paredes ou pisos de elevada dureza. Seu poder de impacto é gerado por um pistão pneumático que diminui muito o esforço do operador ao executar o serviço. Para este tipo de máquina é necessário usar brocas especiais tipo SDS-PLUS.

MICRO-RETÍFICA: Para trabalhos de acabamento em peças pequenas e delicadas ou em locais de difícil acesso, esta máquina veio para facilitar muito a execução de operações como polir, lixar, escova, cortar ou até mesmo na gravação em peças metálicas. Uma infinidade de acessórios transformam este equipamento em uma multi ferramentas.

MISTURADOR DE ARGAMASSA: Ferramenta para bater ou misturar tintas e argamassas.  Muito usam furadeiras com haste para este fim, mas dependendo da densidade do material a ser agitado/misturado poderá queimar a máquina. Esta máquina tem torque suficiente para trabalhos desde o mais leve aos mais pesados.

MOTO ESMERIL: Ferramenta para ser fixada em uma mesa ou balcão e utilizada para desbaste de peças ou afiação de lâminas e facas em geral ou eliminação de ferrugens e restos de tintas. Como acessório são utilizados rebolos ou escovas giratórias.
 MULTIFERRAMENTA OSCILANTE:  trata-se de uma ferramenta extremamente versátil, utilizando o acessório correto permite várias aplicações: corta, serra, raspa, lixa, faz recortes  e muito mais.
PARAFUSADEIRA: Ferramenta utilizada na montagem de estruturas metálicas para colocação de parafusos autobrocantes, na instalação de drywall, em linhas de produção e montagens comerciais onde há necessidade de parafusar e desparafusar muito parafusos por dia. Para uso residencial, recomenda-se o uso de parafusadeiras à bateria. São menores e de fácil utilização. Pontas fendas, philips, torx ou allen são os acessórios mais utilizados por estas ferramentas.
PISTOLA DE COLA: Para aplicação de cola quente nos trabalhos de colagem, vedação, fixação ou em trabalhos artesanais. Requer cuidados durante o uso uma vez que a cola derretida está em altas temperaturas.
PLAINA: Ferramenta elétrica utilizada para aplainar superfícies, correção de imperfeições e rugosidades, através da passagem de lâminas de corte em altíssima rotação sobre o material a ser trabalhado. De uso simples, pode ser regulada para desbastar, com alguns modelos de mercado, até 2 mm por passada. Requer muita atenção ao finalizar o trabalho, uma vez que ao desligar a máquina, a lâmina continua a girar por alguns instantes.
RECORTADORA ou CORTADORA DE PAREDES: Máquina utilizada para recortes em paredes ou pisos para embutir conduítes, canos ou aplicação de outros materiais em geral. Trabalha com dois discos diamantados ou fresa para fazer o trabalho mais rapidamente.
RETÍFICA: Pela sua alta rotação, aproximadamente 27.000 rpm, esta máquina é utilizada no acabamento de soldas, no desbaste, lixamento e polimento de superfícies. Também possuem uma infinidade acessórios para cada tipo de trabalho.
SERRA CIRCULAR: Quando há necessidade de se fazer muitos cortes, recomenda-se o uso de serra circular. Todas as máquinas possuem o recurso de corte reto (90º) ou inclinado (até 45º) para cortes rápidos, bem acabados e precisos. A escolha do modelo mais apropriado é muito simples:
- Pelo tamanho da lâmina de serra: encontramos no mercado máquinas portáteis com lâminas de serra com vários diâmetros. As mais comuns são 4 ½”, 7 ¼” ” e 9” (diâmetro da lâmina de serra). Quanto maior a serra, maior a profundidade de corte.
- Pelo tipo de material a ser cortado: em todas as máquinas, já acompanham uma lâmina para cortes em madeira. Para corte de plásticos ou acrílicos recomenda-se substituí-la por outras mais específicas para este fim.
- Pelo acabamento desejado: quanto maior a quantidade de dentes na lâmina, melhor será o acabamento final. São encontradas no mercado lâminas com ou sem dentes de vídea. Este último torna o corte mais agressivo e rápido com menor necessidade de re-afiação.
Serras circulares, quando em uso, requer muita atenção do operador para evitar acidentes.
           MINI SERRA CIRCULAR: para trabalhos menores e mais ágeis em madeiras, pisos cerâmicos ou metais (observando a troca do disco certo para corte de cada material), existe a mini serra elétrica, fácil de usar e muito prática para transportar.

SERRAS DE ESQUADRIA: Máquinas para trabalhos de corte de madeira, alumínio ou PVC em grandes quantidades. Usada para fazer molduras de quadros, portas e janelas, corte de pisos e tábuas corridas. Pode ser ajustada e travada para vários cortes iguais em ângulos. São encontradas com tamanho de corte fixo ou com haste pantográfica para cortes e madeiras mais largas.
serra com tamanho de corte fixo

serra com hastes pantográficas. Para placas mais longas

          SERRA CORTE RÁPIDO (tipo Policorte - nome do primeiro fabricante deste modelo): Quando há a necessidade de cortar barras de ferro ou outros tipos de metais, esta máquina é ideal. Importante observar que, para cada tipo de material a ser cortado, procure usar um disco específico. Por ex. para corte de aço é um tipo, para corte de alumínio será outro específico para este material. Com vários modelos no mercado, todas fazem cortes retos (90º) ou inclinados (até 45º).

                 
SERRA MÁRMORE: Todos aqueles que executam serviços em construção ou reforma, em ter esta máquina. Para cortes lineares ou em curvas, em pisos ou paredes é prática, leve e rápida. Utilizam discos de corte diamantados. Para este modelo de máquina, as opções de escolha estão, basicamente, na escolha do tipo de disco de corte:
Disco diamantado liso ou contínuo: para corte de pisos cerâmicos, ardósia, porcelanatos e azulejos.
-  Disco diamantado segmentado: para corte de tijolos, alvenaria, concreto e telhas.
Disco diamantado turbo: para corte de granitos, mármores, alvenaria e pedras decorativas.
Os três modelos podem ser utilizados a seco ou úmido (com água). Corte a seco gera muita poeira, para ambientes abertos. Corte úmido diminui o desgaste do disco e facilita o corte, para locais fechados ou com pessoas circulando.
        SERRA DE FITA MANUAL: Versão portátil das serra de fitas estacionárias. Ideal para corte de barras, tubos ou vergalhões. Desenvolvidas para serviços externos onde não é possível levar o material a ser cortado até a serra. Então leva-se a serra até o local de trabalho. 
         SERRA SABRE: Ferramenta desenvolvida especialmente para cortes com rapidez e segurança de latas e fuselagens. Ideal para desmanches ou manutenção de carrocerias, automóveis ou outros veículos. 
SERRA TICO-TICO: Muito conhecida pela facilidade de uso e aplicações diversas no corte de vários tipos de materiais. Com vários modelos à disposição no mercado, todas fazem cortes retos (90º) ou inclinados (até 45º). Também possuem características para sua escolha:
- Velocidade variável(VV): para cortes de diferentes materiais, máquinas com velocidade variável de corte auxiliam no acabamento final evitando a queima, derretimento ou amassamento do material cortado.
- Avanço pendular: Sistema que imita o efeito pendular do serrote: “busca” material a ser cortado de maneira mais rápida.
                                       
- Lâminas de corte: Para cada tipo de material a ser cortado existe um modelo de lâmina específica: para metais, madeiras, plásticos, não ferrosos, acrílicos, etc...
Na troca da lâmina, a serra deverá estar DESLIGADA da tomada para evitar acidentes                       
                                 
TUPIA: São máquinas utilizadas, principalmente, no acabamento lateral de fórmicas e outros tipos de coberturas após sua fixação sobre outras superfícies. Para cada tipo de acabamento lateral ou desbaste, existe uma fresa com um perfil (desenho) diferente. Modelos maiores e mais sofisticados, trabalham com fresas com eixos de 6 mm, 8 mm e 12 mm. Também possuem VV (velocidade variável) para trabalhos mais delicados e até 4 alturas pré programadas para agilizar o processo. Utilizadas também para criar encaixes em madeira e desenhos no centro de placas de madeira.
          

SOPRADOR: Ferramenta para fazer limpeza de áreas com sopro de vento muito forte.

  SOPRADOR TÉRMICO: Para todo tipo de trabalho onde requer fonte de calor rápido, utilizamos o soprador térmico. Para diversos tipos de uso tais como: aplicação de insul-film, descolamento de adesivos, secagens rápidas, aquecimentos localizados ou até mesmo para aquecer churrasqueiras é capaz de gerar calor até 600ºC em alguns modelos de mercado. Deve-se utilizá-lo sempre inclinado a 45º do local aquecido e após o uso deixá-lo em pé com o bico para cima para não danificar a resistência ou as partes plásticas. Alguns acessórios são oferecidos pelos fabricantes para aquecimentos de tubos, placas ou bicos finos para concentração de ar quente.
FERRAMENTAS COM MULTI FUNÇÕES: Estão surgindo no mercado ferramentas elétricas com multi funções. Para aqueles que gostam de praticidade, ao invés de comprar várias máquinas, estes novos modelos surgem como solução para multi aplicações. Até mesmo para economizar espaço na hora de guardar.